Boletim da Zona Sul

Bagé: Cidade realiza nesta terça oficinas de capacitação do Programa Cidades Sustentáveis

O evento tem a parceria da prefeitura, Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado e Famurs

Confira também:
São Lourenço do Sul: Aprovada lei que autoriza Executivo a repassar verba para a Santa Casa
Rio Grande: Mostra da Produção Universitária da Furg abre prazo para submissão de trabalhos

A Prefeitura de Bagé e a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste Pampa Gaúcho), em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Coordenação de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, realizam nesta terça-feira (21) curso e oficinas de capacitação para as prefeituras signatárias no Rio Grande do Sul (PCS), gestão 2017-2020.

O evento será realizado no Complexo Cultural Museu Dom Diogo de Souza, pela tarde, entre 14h e 17h. Atualmente, no Rio Grande do Sul, o PCS conta com a adesão de dez municípios: Antônio Prado, Bagé, Cachoerinha, Lavras do Sul, Manoel Viana, Monte Negro, Nova Santa Rita, Passo Fundo, São Gabriel e Sapucaia do Sul. O objetivo principal das oficinas de capacitação é auxiliar os gestores públicos e técnicos para colocarem em prática uma agenda de sustentabilidade nas cidades, baseada nos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O público-alvo do evento são gestores públicos, prefeitos, secretários, vereadores, técnicos das prefeituras e sociedade civil e as “Oficinas de Capacitação” somente para os técnicos responsáveis pela implementação do programa nos municípios signatários.

A plataforma do conhecimento será desenvolvida com base nas estruturas do atual sistema on line do PCS, de modo que possa incorporar os novos conteúdos e funcionalidades previstos. Dentre os recursos oferecidos, as prefeituras contarão com sistemas para o monitoramento e análise de dados e indicadores, construção de metas e planejamento integrado de ações em diferentes áreas da administração municipal, como transportes, habitação, assistência social, saúde e educação, entre outras.

O secretário executivo da Assudoeste Pampa Gaúcho, Cristian Becker, ressalta o respaldo da secretaria executiva e a coordenação do PCS. “O prefeito protocolou solicitação de apoio institucional de vários locais como Assembleia Legislativa e Governo do Estado, buscando obter maior representatividade e fortalecer articulação com outros atores governamentais inseridos na agenda global. Buscamos prospectar investimentos e intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, além recursos e parcerias com organismos internacionais que apoiam e financiam projetos inovadores que dialogam com os ODS”, afirmou Becker.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), através do secretário Bayard Paschoa Pereira, é responsável pela implementação do programa. Os indicadores são públicos e podem ser acessados pelo site indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/RS/bage .

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rio Grande: Mostra da Produção Universitária da Furg abre prazo para submissão de trabalhos

Cinco ano depois, Caixa começa a chamar candidatos aprovados em concurso Próximo

Cinco ano depois, Caixa começa a chamar candidatos aprovados em concurso

Deixe seu comentário